Matemático fala do método que criou para ensinar equação

O Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa  fala sobre o método que criou para ensinar equação. O Método XYZ tem como objetivo proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas com o uso de objetos ilustrativos. Essa nova metodologia consiste determinar uma forma de educação Matemática diferente da que existe. Leia a seguir a entrevista na íntegra ao Jornal Folha Online.

O Matemático e Pedagogo Valdivino Sousa  fala sobre o método que criou para ensinar equação. O Método XYZ tem como objetivo proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas com o uso de objetos ilustrativos. Essa nova metodologia consiste determinar uma forma de educação Matemática diferente da que existe. Leia a seguir a entrevista na íntegra ao Jornal Folha Online.
Folha Online – Desde que você criou o método XYZ, faz grande sucesso nas redes sociais ensinando Matemática de uma forma simples, de onde inspirou a ideia de criar o método XYZ?

Valdivino Sousa – A ideia de criar o método foi com o objetivo de buscar uma metodologia diferente de ensinar e aprender equação de 1º grau com o uso de objetos ilustrativos. Observei que o ensino de equação e algébrica é muito tradicional, se o professor não tiver uma boa didática o aluno acha difícil e desmotiva o aprendizado, bem como perde o interesse pela disciplina. Fico contente de saber que o método XYZ tem sido bastante aceito pelos alunos e as pessoas de modo geral.

Folha Online –  Qual a diferença de aprender equação no modo tradicional, com o método XYZ?

Valdivino Sousa – Bem, a diferença está na metodologia e forma de ensinar.  No método tradicional o professor repete fórmulas e passa para o aluno que a matemática é difícil. Já no método XYZ o aluno enxerga uma aprendizagem por outro ângulo, ou seja, um jeito diferente de aprender equação, pois faz associação com os objetos ilustrativos com as letras algébricas.

Folha Online – Você desde adolescente já se interessava pela Matemática, ou só foi gostar depois de formado na área?

Valdivino Sousa – Desde adolescente já sentia o gosto e interesse pela Matemática, tive uma professora durante o ensino fundamental que me fez despertar a vocação pelos números, sabemos que a Matemática está em tudo,  é a ciência mãe de todas as demais ciências.

Folha Online – O programa educação matemática transmitido pela Rádio Web Educativa tem mostrado e divulgado a importância da Matemática em nossa vida, como nasceu o projeto do programa?

Valdivino Sousa – Eu sempre quis divulgar a Matemática, e através do programa “educação matemática” foi um dos meios de mostrar para pais, professores e alunos o quanto essa ciência é importante em nossas vidas. Costumo dizer que a todo o momento estamos utilizamos a matemática e não percebemos.

Folha Online – Como a Matemática está em tudo? Poderia nos explicar de uma forma didática?

Valdivino Sousa – Sim, a “matemática está em tudo” foi o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorreu nos dias 23 a 29 de outubro do em todo Brasil. O tema foi bem encaixado, pois a matemática está em tudo basta nos querer descobrir como ela está presente. Desde uma receita de bolo, ou numa compra em um supermercado estamos utilizando a Matemática.

Folha Online – O método XYZ de sua autoria foi tema da Palestra na SNCT – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília e em outras Cidades e Estados, como se sentiu sendo convidado pelo MEC para palestrar sobre seu método de ensino?

Valdivino Sousa – Quando recebi o convite confesso que fiquei feliz e surpreso, percebi que o projeto de ensino de Matemática que criei é importante, ou seja, é uma engenharia didática ligando o método xyz. E claro é  um jeito diferente de aprender equação de primeiro grau com o uso de objetos ilustrativos.

Folha Online – A engenharia didática é um tema de suas pesquisas no ensino de Matemática, o senhor percebe que falta uma engenharia didática, ou seja, uma mudança no jeito de ensinar matemática para quebrar o preconceito que existe em relação à disciplina nas escolas?

Valdivino Sousa – Sim a engenharia didática é um dos temas de minhas pesquisas na área de Matemática. A noção de Engenharia Didática emergiu na franca no início dos anos 80. Entre os estudiosos do tema, se destaca a matemática e pesquisadora francesa Michèle Artigue, considerada como uma das responsáveis pelo estabelecimento, e pelo método e teoria da Engenharia Didática em Educação Matemática.

Folha Online – Como acontece o ensino em sala de aula utilizando a engenharia didática em Matemática?

Valdivino Sousa – A Engenharia Didática é vista como uma metodologia de pesquisa, e caracteriza-se, em primeiro lugar como experimental. Baseada em “realizações didáticas” em sala de aula, ou seja, na concepção, realização, observação, análise e validação de sessões de ensino.
Com aplicação da Engenharia Didática em Matemática podemos trabalhar em sala de aula vários temas de Matemática. Por exemplo, sendo a equação: 2x + 4 = 8, onde 2x pode representar várias coisas, como duas laranjas, duas maçãs etc.

Folha Online – Qual a relação entre o Método XYZ com a engenharia didática?

Valdivino Sousa – O Método X Y Z  foi tema de palestra na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT ligando a Engenharia Didática em Educação Matemática – um jeito diferente de aprender Matemática. A relação entre os dois é que ambos facilitam a aprendizagem, posso dizer que o método XYZ utiliza a engenharia didática com o uso de objetos ilustrativos para mostrar uma forma diferente de aprender equação e expressão algébrica.

Folha Online – Qual o objetivo e importância do Método XYZ?

Valdivino Sousa – Eu utilizei a Engenharia Didática em Educação Matemática – um jeito diferente de aprender matemática ligando o Método X Y Z.  O objetivo é proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com o uso de objetos ilustrativos.

Folha Online – Como você enxerga o ensino de Matemática nas escolas?

Valdivino Sousa – Em um de meus artigos cujo, o tema é: Matemática é ensinada de forma errada e equivocada nas escolas disponível em: https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/5706/matematica-e-ensinada-de-forma-errada-e-equivocada-nas-escolas  explico que nas escolas a matemática é ensinada de forma errada e equivocada,  falta uma didática pedagógica em relação o professor de Matemática. Não adianta o professor apenas passar a matéria e não explicar.  Por exemplo: toda letra na frente de um número está multiplicando e que a soma é inversa da subtração e a multiplicação é inversa da divisão. Se 2x + 4 – 2 =8  e quero resolver a incógnita X basta inverter os membros aplicando as operações matemáticas. Então fica da seguinte forma: 2x = 8 – 4 +2 =  6/2  logo o valor de X = 3,  para provar temos: 2.3 + 4 – 2 = 8 “, Porém, os professores não utiliza essa didática para explicar. As escolas ainda se mantém um ensino tradicional, não usa métodos moderno da Engenharia didática em Matemática, modelagem matemática, modelos matemáticos e suas aplicações na vida real.

Para saber sobre o método xyz acesse:
Sobre o entrevistado: Valdivino Sousa é Professor,  Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Mestrado em Ciências da Educação Matemática e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais especializados.  Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade.  Outras atividades: Programador Web, Estrategista de Conteúdo e mídias digitais, Blogueiro Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. Acesse o site: http://www.matematicosousa.com.br

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Já Publiquei e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia