Método Matemático calcula resultado quem ganhará a Copa de 2018



 Método matemático calcula resultado quem ganhará a Copa de 2018. Um grupo de cientistas alemães e belgas elaborou uma combinação de cálculos automáticos e estatísticas convencionais para dar seu veredito e identificar o vencedor.
 
O método utilizado nesse estudo pelos pesquisadores é conhecido com a abordagem de "random forest"  (técnica computacionalmente eficiente que pode operar rapidamente sobre grandes bases de dados), e consiste em prever eventos futuros usando "uma árvore de decisões", onde cada resultado se calcula como uma "ramificação", na base do conjunto de dados utilizados para alimentar o sistema.
Para criar o modelo da Copa, os cientistas utilizaram vários fatores: do PIB de cada país até sua classificação mundial segundo a FIFA. Além disso, foi levada em consideração a idade média de seus jogadores e o número deles que participam da Liga dos Campeões da UEFA.
Ao recolher todas as informações necessárias, os pesquisadores simularam cada partida 100 mil vezes, para determinar as probabilidades que tem cada uma das 32 equipes participantes.
Os resultados
De acordo com o modelo em questão, a Espanha parte como a favorita para ganhar a Copa com a probabilidade de 17,8 %. A Seleção Espanhola é seguida pela Alemanha (17,1 %) e Brasil (12,3 %).
 Cientistas alemães predizem resultados da Copa do Mundo: Alemanha e Espanha são os países favoritos. Segundo o modelo (que não analisa jogadores individuais), Espanha é a seleção favorita, mas a Alemanha ganhará se alcançar a semifinal.
No entanto, não é tão fácil como parece. Os cientistas explicam que se Alemanha conseguir passar a fase de grupos, é provável que se enfrente com uma forte oposição nas oitavas de final. É por isso que o método usado calcula que suas possibilidades de alcançar as quartas de final são de 58 % contra 73 % da Espanha.
Mesmo assim, caso a Seleção Alemã atinja as quartas de final, ela seria a favorita e poderia ganhar a Copa.
             

Sobre o Autor

Valdivino Sousa é Professor, Matemático, Pedagogo, Contador, Bacharel em Direito, Psicanalista e Escritor. Criador do método X Y Z que facilita na aprendizagem de equação e expressão algébrica com objetos ilustrativos. Autor de mais de 15  livros e têm vários artigos publicados em revistas e jornais. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, Matemática Computacional e Engenharia Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, equações diferenciais, modelagem, simulações e  didática no ensino de Matemática. Além da Matemática atua há mais de 20 anos em Contabilidade e desde 2005 é Contador responsável da Alves Contabilidade. Outras atividades: Produtor de Conteúdo, Cientista de dados e Colunista Mtb 60.448. Semanalmente escreve para o portal D.Dez, Já Publiquei e Folha Online. Sobre: Comportamento, Educação Matemática e Desenvolvimento da Aprendizagem. E-mail: valdivinosousa.mat@gmail.com Whatsap: 11 – –9.9608-3728 Veja Biografia

   

COMPARTILHE
Postagem Anterior


Blogs e colunas