LIVRO CONHECENDO A PSIQUE HUMANA – SAIBA COMO ENTENDER A SI MESMO E AOS OUTROS




Quem sou? O que quero? O que faço? Quem nunca se fez essas perguntas antes? Mas são poucos os que acham respostas!

 
  A Psicanálise pode ajudar o indivíduo a encontrar-se na vida e a achar uma saída para seu conflito interno, compreendendo tais acontecimentos, elaborando e dando um novo sentido de vida e descobrindo quem somos verdadeiramente e, não quem representamos ser para nós mesmos e para os outros. 
 O livro: Conhecendo a Psique Humana, de autoria do Professor e Psicanalista, Valdivino Sousa, nos traz uma preciosa contribuição no que se refere o mistério que envolve a mente humana. Quem nunca teve a curiosidade de saber como funciona nossa psique humana? saber como trabalha nossa mente consciente e inconsciente. De acordo com o autor do livro Valdivino Sousa, “o livro nos mostram uma forma de avaliar nossos problemas e ter bons resultados, tornando tudo mais fácil, o leitor encontrará numa única obra, todos os conceitos e assuntos mais discutidos e procurados no dia a dia, sobre o funcionamento do nosso aparelho psíquico, bem como as doenças emocionais e os distúrbios de personalidade”. 
 
Segundo o ator, a ideia do livro surgiu dos inúmeros pedidos de colegas de estudos e amigos em geral que gostariam de ter reunido, num só instrumento, os principais assuntos que envolvem a  Psicanálise e Psicologia numa linguagem simples e fácil de entender. Valdivino Sousa, ressalta que a Psicanálise ainda é uma ciência em construção e que infelizmente, seu ensino nas Universidades possui a característica de uma imensa colcha de retalhos em que cada parte possui uma estampa e uma cor, apenas por simples costuras e sem estabelecer qualquer objetivo a não ser o nome de colcha – Psicanálise. Neste sentido, segundo ele, a Psicologia e Psicanálise como são ensinadas demonstram que é ainda uma ciência pré-paradigmática que não amadureceu o suficiente para se basear num paradigma único, seguro e que constitua uma base teórica satisfatória para resolver seu principal enfoque que é o funcionamento da psique. 
 
A psique é o conjunto de todos os processos psíquicos, tanto conscientes como inconscientes, constituída por imagens refletidas e processadas no cérebro. Aliado a isso, o objetivo do livro é esclarecer ao leitor sobre o que são doenças emocionais, e o que são distúrbios de personalidades, e qual comportamento a pessoa  apresenta quando tem uma dessas patologias, e porque a pessoa desencadeia de uma hora para outra essa patologia, nesse entendimento o leitor irá entender que  os traumas e tudo aquilo que perturba o equilíbrio emocional do indivíduo e que se encontra recalcada (afastada e presa) no inconsciente, é conhecido como material psíquico reprimido (energia libidinal). Ou seja, todos os desejos e tudo aquilo que repudiamos, reprimimos estão em nosso inconsciente e a qualquer momento essa energia poderá explodir.  
 
O autor explica que ” o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, que Freud usavam em suas técnicas terapêuticas. Daí, ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, e começou a utilizar a técnica da  interpretação de sonhos e da livre associação, como vias de acesso ao inconsciente, Pois segundo Freud os problemas da pessoa originaram-se de uma não aceitação de tais acontecimentos em sua vida, sendo assim, reprimindo os desejos no inconsciente, nascendo daí um novo trauma ou fantasia”.
 Atualmente, quando a maioria das pessoas que pensam aceita o inconsciente como algo indiscutível, é estranho imaginar uma situação em que a ideia fosse nova e chocante.
 
 A mudança ocorrida em apenas meio século – da repulsa e da náusea à franca aceitação – é um dos aspectos mais notáveis na história da psicanálise. Em primeiro lugar, este sucesso deve ser atribuído ao fato de que o próprio Freud era um brilhante expositor de suas ideias, além de perseverante e corajoso no caminho que empreendeu a partir de sua descoberta. Sua integridade científica seu empenho permitiram-lhe estar, em pessoa, todas as principais implicações da teoria psicanalítica. 
 
Ao lermos a história da vida de Freud, podemos perceber que ele era um ser humano como nós; que não só respeitava a integridade científica, como amava a especulação filosófica e o drama romântico, alguém que em certa época sentiu desespero pela humanidade e em outra foi capaz de admirá-la. Não podemos esquecer, no entanto, que uma pessoa capaz de lançar luz pela primeira vez sobre o significado dos indícios, deixados pelo inconsciente no material confuso do consciente, deve, na verdade, ser bem extraordinária.
 
 Ainda segundo o autor, Valdivino Sousa,  “o foco do livro é mostrar para os leitores, o método básico da Psicanálise e como ela é aplicada. Pois o propósito da Psicanálise é descobrir as necessidades, complexos, traumas e tudo aquilo que perturba o equilíbrio emocional do indivíduo e que se encontra recalcada (afastada e presa) no inconsciente, visando a reeducação afetiva da pessoa, por meio da conscientização dos motivos que a levam a ter determinados comportamentos ou sintomas. A análise consiste essencialmente na evidenciação do significado inconsciente das palavras, ações e produções imaginárias (sonhos, fantasias, etc.) de uma pessoa. Além disso, o livro aborda os tipos de processos psíquicos, e os distúrbios de personalidade e emocionais, bem como  qual comportamento a pessoa apresenta quando tem algum deles.
 
 
PARA ADQUIRIR 

(11) 3229-9277  e Cel Whatsap (11) 9.9608-3728

   E-Mail: valdivinosousa.mat@gmail.com

 

0 comentários:

Postar um comentário